Colunista do Genizah Ameaça O Editor do Holofote.net

Mensagens oriundas do IP usado por Hermes Fernandes também ameaçaram outro blogueiro cristão

No dia 13 de setembro de 2011, um extrato do artigo o ‘Kinsey gospel do Brasil e o marketing do sexo evangélico’, de autoria do cristão Júlio Severo, foi postado no Holofote Net, abordando a questionável pesquisa ‘O Sexo e o Crente’, feita pelo instituto do marqueteiro e empresário Danilo Fernandes, dono do blog sensacionalista Genizah.

Dois dias após, o editor do Holofote foi surpreendido com um comentário, contendo palavras de ameaças a si. Postagem esta, feita por um cidadão de nome Hermes, o qual deixou registrado o e-mail bispohermes@hotmail.com. No servidor de hospedagem do blog Holofote ficou registrado o IP 189.121.169.183.

Diante da intimidação, o responsável pelo blog contratou a auditoria de um especialista em segurança da informação, com certificação pelo Linux Professional Institute – LPI, onde se descobriu, a partir do IP, que a ameaça partiu de um pacote residencial de internet (Net Virtua Combo), localizado na Cidade de São Paulo.

De posse do e-mail e nome, as averiguações, salvo melhor juízo, apontaram para Hermes Fernandes, colunista do tabloide Genizah. Veículo este, utilizado pelo empresário Danilo Fernandes para achincalhes e chocarrices a alguns líderes e denominações evangélicas, em particular os pentecostais e neopentecostais.

Com o seguinte teor, o autor deixou a intimidação assim estampada:

(clique sobre a figura para ler melhor)

A mensagem ameaçadora causou surpresa ao editor do Holofote Net uma vez que sequer o nome de Hermes foi citado no artigo onde a mesma foi postada.

É bem verdade que Hermes Fernandes já foi passivo de  críticas no blog Holofote, mas isto se deu em 2008, devido seu apoio a Fernando Gabeira, quando o ex-parlamentar – que apoia causas que colidem com os princípios cristãos – concorreu à prefeitura do Rio. Ainda e somente naquela ocasião o colunista do Genizah se manifestou, postando dois comentários relativos às críticas.

Hermes Fernandes orando por Gabeira, às vésperas das eleições, em 2008

O que teria, então, dado ocasião à recente revolta de Hermes?

Teria ele ficado indignado com o artigo escrito por Julio Severo, denunciando e questionando a pesquisa feita por seu parceiro Danilo Fernandes? Se foi, qual o porquê de não ter postado seu comentário ameaçador no Blog Julio Severo, preferindo intimidar o editor do Holofote Net que apenas reproduziu partes  do artigo?

Hermes já foi confrontado em artigos postados no Blog de Severo, dentre eles, ‘os erros de Hermes Fernandes do Genizah na sua defesa dos homossexuais‘, de autoria do Dr. Fábio Blanco, destacando sua posição equivocada em relação à agenda gay, e em ‘Nero e seus amigos estão entre nós’, de autoria de Julio Severo, onde este diz que Hermes Carvalho Fernandes comparou o assassino da escola de Realengo, no Rio de Janeiro, a católicos e evangélicos pró-vida. É bem provável que ao não fazer ameaças a Severo, estaria Hermes, evitando novamente ser exposto no blog do ativista cristão.

Saber, de fato, o que gerou a ameaça, é uma incógnita, por enquanto.

Respostas à ameaça, parte a parte

“Olha só meu camaradinha. Você não me conhece, mas eu conheço gente que te conhece e bemmmmm”.

Resposta: E daí, havendo ou não conhecimento mútuo, o que isto vai interferir nas críticas, quando Hermes for merecedor delas?

“Portanto, antes de falar qq coisa, melhor pensar”.

Resposta: Em um texto seu, intitulado ‘ao meu detrator com amor‘, Hermes Fernandes escreveu “nunca ataco pessoas, mas me dou o direito de divergir de suas ideias, sempre respeitosamente”.  É mesmo verdade? E as ameaças e ataques foram então impensadas? Não é isto contraditório?

“Você não é anonimo e escondido igual ao Julio não”.

Resposta: Mas quem disse que o editor do Holofote Net faz uso do anonimato, sendo que para se registrar o domínio ‘net’ fez-se necessário o cadastro dos dados pessoais do proprietário do blog? É um contrasenso ver Hermes falar de anonimato. Será que ele nada sabe sobre a atitude dissimulada do dono do site Observador Cristão, que se passa, no Twitter do site (foto abaixo), por pastor presbiteriano fundamentalista, sendo que na verdade, após minuciosa pesquisa na internet, como está detalhado aqui, descobriu-se que quem está por trás do site do ‘pastor fundamentalista’ é seu amigo José Danilo Silvestre Fernandes Junior, o também dono do Genizah?

Destaca-se que recentemente o site Observador Cristão fez uma montagem com a foto do cristão Julio Severo, em cenas de sadismo homossexual.

Posso cruzar contigo muito fácil e vou querer ver você dizer estar merdas na minha cara, seu vagabundo”.

Resposta: Cruzar com o editor do Holofote muito fácil? Como assim? Está porventura havendo um monitoramento  dos deslocamentos do editor? E quanto à palavra de baixo calão, será que Hermes não conhece o que escreveu o Apóstolo Paulo a Tito? “Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tt 2.8).

Chamar de ‘vagabundo’ alguém que ele não conhece pessoalmente não vale também uma admoestação?

Ao fazer uso de um vocábulo inapropriado, Hermes parece ter se esquecido de que meses atrás, no texto ‘ao meu detrator com amor’, referiu-se a um filósofo, taxando-o de ‘boca-suja’, gerando com isto, animosidades com o filósofo Olavo de Carvalho que se sentiu ofendido.

A rispidez rendeu-lhe, no texto ‘É o amoooooor!’, uma reprimenda por parte do filósofo:

“Tabajista”, data venia, é a mãe. Eu sou tabagista, com G. Quanto a eu ser boca-suja, você está reclamando do quê? Por acaso estou tentando beijar a sua boquinha imaculada?”

Imbróglio bem vexatório para um líder religioso.

Ameaças a outro blogueiro

Durante a auditoria foi decidido fazer-se uma investigação mais profunda do caso. Para surpresa da equipe, descobriu-se que o endereço IP utilizado por Hermes para ameaçar o editor do Holofote também foi usado para emitir uma mensagem intimidatória ao editor do Blog Theóphilo Noturno, no dia 12 de agosto de 2011, com a mensagem abaixo (também com palavras de baixo calão):

(clique sobre a figura para ler melhor)

No Theophilo Norturno, o editor – que diz ter tido, anos atrás, contato pessoal com José Danilo Silvestre Fernandes Filho, dono do Genizah – escreveu os textos a seguir, onde fez uma análise sobre o blog sensacionalista Genizah, seu dono e sobre Hermes: Informações inúteis, As Reinações de Hermeneu e seu evangelho podre (em 6 partes) e Desagravo (em 6 partes).

Hermes é bispo presidente da Rede Episcopal de Igrejas da Nação Apostólica – REINA, cuja sede está localizada no bairro de Engenho Novo (zona norte do Rio)  e integrante da equipe do Genizah.

Filho do saudoso missionário Cecílio Carvalho Fernandes, fundador da Casa da Bênção, foi consagrado ao bispado em 2004, em cerimônia realizada nos EUA, presidida pelo Arcebispo Anglicano William Mikler da Christian Communion Churches, responsável pelo Apostolado para as Nações.

Cerimônia de consagração, nos EUA, em 2004, de Hermes Fernandes como bispo do Brasil

Hermes com o cajado na mão, em adoração, após a consagrado ao bispado, em 2004

Neste vídeo o bp. Hermes está em um culto de libertação, no ano de 1998, auxiliando o missionário, seu pai (ver a partir dos 41 minutos).

Este editor tem muito respeito à memória do saudoso homem de Deus, o missionário Cecílio Fernandes, por tudo que aqui fez pela igreja de Cristo. Por muitas vezes, ainda como adolescente, na década de 80, este editor ouviu sua voz nos programas evangélicos da Casa da Bênção, transmitidos pela Rádio Copacabana (Rio).

Que papelão, bispo!

Fonte: Holofote.net